domingo, 24 de julho de 2011

Cancan a Festa./ Orphée aux Enfers

Então nasce Offenbach, quer dizer ele nasceu Jacob Ebert, em Colônia, Alemanha, aos vinte de junho de 1819.
Seu pai era um cantor de sinagoga que dá a iniciação musical ao filho.
Reconhecida sua inclinação para a música, mandam-no para Paris para receber aulas de grandes mestres.

Lá ele estuda pra valer, muda seu nome de Jacob para Jacques, justapõe o nome da cidade de orígem de seu pai tornando-se Jaques Offenbach e em um ano já esta incorporando os quadros do Comédie Française.

Mais um compositor que vai contar a tragédia de Orfeu e Eurídice que fez tantos admiradores,
em todos os tempos.
Se esse mito fosse um blog seria campeão de visitas.

Estamos em franco segundo Império, com Napoleão III no franco trono, já decadente devemos combinar.

O maestro Offenbach se põe a escrever Orfeu no Inferno.
Sua primeira ópera.

Pensem que era o romantismo que singrava os mares dos pensares parisienses nesse momento...
obviamente Offenbach estava tomado por esse zeitgeist e
ao contrário dos seus antecessores que tinham se voltado para os clássicos e mostravam os mitos em ingênuas pastorais.

Offenbach faz uma ópera bufa na qual trabalha árduamente cuidando da música com rigor,
contando com o concurso dos libretistas Crémieux e Halévy, que caçoam do mito original
cometendo ousadias impensáveis na narrativa e sendo transgressores ao misturar os deuses
e adulterar situações.

O que foi imperdoável  para os conservadores de 1858.
Depois da exibição seguiram-se críticas ferozes.
Offenbach responde com tal argúcia que reverte os sermões detratores, a seu favor.

Cancan

Uma bailarina francesa cria uma dança que é chamada de 'quadrilha', que deve ser apresentada por moças, todas elas com um metro e setenta de altura, propõe uma gestualidade e meneios novos, e sincronia de movimentos (inspirando Ziegfeld Follies já no século vinte).

Um ano depois a quadrilha é transformada na Inglaterra e o coreógrafo bota o nome de cancan porque assim soavam os passos no tablado de madeira.
Além de conservar os elementos da quadrilha francesa, o cancan  exige mais malabarismos, mais saltos, as pernas remetidas mais pro alto, mais remexer dos quadris e passos lascivos além do guarda roupa sugestivo, cheio de babados laços e frufrus e as ligas, que prendiam as meias, exibidas a cada alçar das saias.

Na Inglaterra a dança é rejeitada por ser considerada indecente, já na França faz um sucesso retumbante e é adotada por todas as casas noturnas que apresentam números musicais.
O cancan desde o seu surgimento é sinônimo de Paris.
É o cancan que faz o baile dos deuses e ninfas transmitir uma alegria irreverente que o peso de tragédia impediria.

Orphée aux Enfers
Nesta versão, o casamento do Orfeu e Eurídice não vai nada bem,
cada um deles tem seus romances extra matrimoniais,
eles não suportam as idiossincrasias um do outro
e assim Eurídice foge para o submundo com o Plutão - o nome romano do Hades.

Porque o Zeus tem que manter as aparências de moralidade impoluta,  prá não ser acusado de conivente,
faz Orfeu sair no resgate de sua mulher, o que gera um festim dos infernos. Literalmente

A ópera vem pro Brasil e é apresentada por francesinhas no Alcazar,
nos moldes do Moulin Rouge  fazendo um auê barulhento,
não só porque os tupiniquins gostam de tudo que fala estrangeiro, embora não entendam nada,
nem conheçam o mito pra facilitar a compreensão da ironia 
mas também porque a música do Offenbach é mesmo maravilhosa.

Então um humorista brasileiro, o Rei do Riso, Francico Correa Vasques,
faz uma adaptação  e em 1868,  Orfeu na Roça  pra consumo interno,
em português, mantendo a mesma caçoada dos libretistas franceses,
é levada ao palco fazendo uma carreira brilhante de quatrocentas apresentações.
  
Assim é que há mitos que dão samba e cancan.

                                               então inté jacaré...

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