Os diários da adolescência oferecem uma visão panorâmica de nós mesmos em ação.
Claro que é uma tomada com filtros, luz e ângulos favoráveis.
As feiúras a gente não mostra.
O que é engraçado já que os diários são escritos, teoricamente, somente para nossos olhos (tô tão jamesbondeana!).
Então o nosso glamuroso cotidiano dos 12 aos 25 (ou 68) é descrito com belas passagens, lindos cenários, maravilhosos coadjuvantes e até os figurantes são dignos de nota.
A grande função do diário é mostrar-nos a nós mesmos como somos, como gostaríamos de ser, e que pessoa queremos ser aos olhos dos outros.
Essa criação vale-se de todos os sujeitos que idealizamos ou isolamos aspectos e atributos que nos encantam em qualquer um.
Adotamos a gestualidade, linguagem, conceitos, preconceitos, estilo, cor de cabelo, roupas "et caterva" dos nossos amigos, professores, ídolos esportivos ou das artes e mixamos criando o ser ideal, eventualmente um monstro.
Mesmo assim na escrita do diário chegamos o mais próximo da perfeição possível, seguindo as normas criadas por nós mesmos e que obedecem aos mais altos padrões de excelência que conseguimos atingir.
O bom é que, ultrapassada determinada fase, conseguimos retirar a sopa desse melting pote e passá-la por um cadinho com o que nos convém (quase sempre).
de acordo com São Tomás de Aquino, se nos esforçamos para exercer as virtudes que desejamos possuir por bastante tempo elas acabam se tornando nossa segunda pele.
Os diários são perfeitos para nos auxiliar nisso ainda que sejam blogs.
Claro! Assim como todos os modelos que adotamos pela vida afora.
Toda originalidade é um plágio não identificado.
Então, inté jacaré.
Adorei :)) e acho muito bonito a sua opção por Tomás de Aquino. Do que me lembrei de imediato foi do conceito sombra, de Jung :). talvez matéria para outro post?
ResponderExcluirBjo
entretanto pensei noutras coisas... que vão ao encontro do que disse no seu post... Ah, Marli, os seus escritos provocam-me sempre grandes momentos de reflexão, grandes pq imenso sobre eles, porque me ficam na cabeça, não pq haja alguma grandeza nas minhas reflexões... Enfim, dariam para horas e horas de conversa :)
ResponderExcluirBjo
amei.cada.milisegundo.
ResponderExcluirEu não sei exatamente por que, mas sempre tive o hábito de destruir os diários (agendas, no meu caso) assim que o ano acabava. E hoje me pego apagando posts antigos no blog.
ResponderExcluirIsa, alecrim doirado:São Tomás era um cara muito prático.Foi ele q inventou a universidade.E sim,você é uma grande pensadora.
ResponderExcluirSilvaninha,mate com rapadura,doçura
teu passado te condena---rsrsrsrs
Ahahahaha,Sil, como te compreendo. Faço isso zilhares de vezes. queimo todos os cadernos de capa preta das morning pages. nem me fales.
ResponderExcluirMarli, vc é umq querida.
Bjos às 3 ;) e carinhos sem fim :)
Maliu,
ResponderExcluirtô atrasada, como sempre, mas tô aqui, te lendo. :o)
Beijos.
;c)
ResponderExcluirTemo não ter formado nem uma pele dirá uma segunda. Acho que preciso começar a escrever um diário ou melhorar os meus posts.
naty belíssima,obrigada.
ResponderExcluirMaliu, estas datas são meio complicadas... mas as homenagens são merecidas. Parabéns pela mãe maravilhosa que você é.
ResponderExcluiradorei os posts.... amo gente inteligente e culta. parabéns!
ResponderExcluirThan first:obrigada a todo mundo pelos cumprimentos de dia das mães.fico muito honrada.
ResponderExcluirmaloca,meu bem a justiça divina também tarda, vê q cê tá em boa companhia
Claudio Louis,Le Dolphin
ResponderExcluirObrigada pelo incentivo, pelo encanto q cê é pelas gentilezas.Qto ao outro comentário a gente tem q criar 2, 3, 4 e mais muitas peles.quem nâo tem couro grosso ñ sobrevive.
isa,alecrim doirado
ResponderExcluirEu sei.Eu modestamente e de bochechas coradas devo concordar...
Eloisa,môbem
ResponderExcluirdesculpe se estiver sendo intrometida mas se o comentário for pra mim só posso me sentir envaidecida .obrigada.
Marli, sim, o comentário sobre cultura e inteligência era (e continua sendo) pra vc... mas muitos dos seus leitores se encaixam nele também.
ResponderExcluirEloisa Maranhão (eh, que nome lindo
ResponderExcluirtem recado procê no "Sábado"