sábado, 11 de junho de 2011

canções

Meu pai cantava.

Sua voz era redonda, macia, as divisões antigas, e seu respirar muito correto obedecia às frases  já demodê.

Criamos uma espécie de código que as cançôes significavam desde minha mais remota infância: "vamos dormir","não fica triste", "tá tudo bem!","cê pisou na bola","eu tô zangado( preocupado, feliz)", "vamos podar as roseiras".

Já adulta, passei por uma dor inconciliável com a vida, impotente, eu recostava a cabeça no seu ombro e pra me consolar, ele ficava carinhando meu cabelo enquanto cantava serestas, sambas de breque, caipiranças...

Agora, com certa frequência, eu penso as músicas do nosso código, quando a situação se apresenta.  A voz dele canta para mim todas as vezes.


                                                       então inté jacaré...

4 comentários:

  1. a música afasta fantasmas e cantar faz um bem imenso à alma, lá diz o povo: quem canta seus males espanta. e não é que é assim mesmo?
    Bjo da portuga ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Isa Alecrim,
    é sim e parece que as que nos encantaram na infância guardamos na alma e na memória mais fortemente né não? Trabalhando né meu amor?
    beijinhos e carinhos sem ter fim...

    ResponderExcluir
  3. Cresci cantando e hoje faço isso para os meus filhos: música de tomar banho, de lavar as mãos, de dormir... e quando estou brava/triste, sem pensar quase sempre me saem as mesmas músicas. Acho lindo, na alegria e na tristeza, levar a vida cantando... Parabéns por esse cantinho gostoso :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Mamãe Maciel, è assim mesmo,transmitimos o que aprendemos e ensinamos o que vamos descobrindo, isso não só enriquece nossas vidas mas deixa impressões nas vidas das demais pessoas também,não só as proximas, mas de quem vai cruzando nosso caminho.Diria Zé Mauro Vasconcelos:a vida é linda,sempre,depois que chove.Assim como você se lembra,Seu filhos se lembrarão. Beijinhos e carinhos sem ter fim.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu recado para mim :o) Um beijo, Maliu