terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mnemosine

À deusa Mnemosine, mãe das nove Musas, é atribuida a proteção da memória.  Ela era uma das filhas de Cronos e Réia e seus irmãos eram Zeus, Hades e Posídon, Démeter, Hefesto... um time de primeira linha.

Numa passagem linda, no "Adriano", Marguerite Yourcemar conta que, num papinho entre Sócrates e um jovem poeta recém egresso das Dionisíacas, o poeta narra sobre as festividades e como foram as tragédias e quem ganhou o Tragos... fofocas de praxe, como as do Oscar.

Instado por Sócrates a declamar o poema vencedor, o ascecla diz ser incapaz disso mas que o que transcorrera naqueles dias para a glória de Dionisos, Sócrates poderia ler em algum tempo mais prá diante.
O lente horrorizado pergunta  "Se escreverem o conhecimento (o logos), não haverá mais necessidade da memória.  Como se honrará Mnemosine?"

Ou seja, a forma de homenagear a deusa mãe das artes era recordar-se.
Simples assim : ao se lembrar você cai nas graças de Mnemosine.

Os gregos levavam tão a sério a recordação, que quando o Hades  ainda era só o submundo isolado pelo Estige, onde Caronte remava garantindo a entrada desde que pagassem, e Cérbero vigiava com suas tres cabeças, latindo e uivando e cravando os dentes nos incautos que tentavam sair dali, antes de haver o conceito de Campos Elíseos, o Hades era o lugar no qual seus habitantes de nada se lembravam,
o lugar dos sem memória.
O inferno é se esquecer... 

Dizem que os poetas apresentavam suas obras de cor e não satisfeitos com essa assombrosa competência, saiam das festas tendo na lembrança  todas as odes representadas durante os três ou  quatro dias de festejo.
Na antiguidade helênica as pessoas tinham muitos gigabytes.

Pobre do Homero que não tinha post-its, não lançava mão de lembretes pra todo lado.
Com tais recursos fica fácil contar a Odisséia e descrever os mitos e suas peripécias.

.                                          foi assim...                até já !

4 comentários:

  1. Mnemosine... menemosine... me lembro vagamente dessa aí...

    :O)

    Um estudo recente (sem links, desculpe) afirma que nossa memória está enfraquecendo com o Goolge. As pessoas pararam de exercitar a memória.

    É estranho que um movimento nascido justamente da tentativa de se lembrar e conhecer "tudo" e de valorização do conhecimento, como eram os ideais enciclopedistas, tenha culminado em uma tecnologia onde memória e conhecimento tenham se rtornado tão ... "desvalorizados
    ", "mun danos", não sei bem como definir.

    Bjs

    Pedrão

    ResponderExcluir
  2. ps: A palavra-chave para permitrir envio de comentário de minha resposta anterior foi "IMPIO".

    Será um sinal dos deuses?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Filho Pedrão Coração de Leão
    Impio é todo aquele que não acredita e não professa princ´pios idênticos aos meus porque Euzinho sou especial, fui escolhido, fui abençoado, fui ungido...então é , é um sinal divino.

    ResponderExcluir
  4. Olá Coraçao de Leão
    é, a tecnologia é como Copacabana m`engana, m`engana...

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu recado para mim :o) Um beijo, Maliu